sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Gymnastics Lover no Facebook


Há agora uma página deste mesmo blog no facebook! Com mais publicações e atualizações do que se passa no mundo da ginástica! 

Não te esqueças de pôr like!

Também podes visitar o tumblr com postagens diárias e tudo acerca de ginástica!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lista de países participantes na Taça do Mundo de Cottbus


A lista de países participantes da Taça do Mundo de Cottbus, que se realiza na Alemanha, foi divulgada. Na lista conta o nome de muitos países, tais como, os Estados Unidos, Rússia e Romênia, incluindo também o de Portugal! Quem serão os atletas portugueses que vão participar nesta competição?
Mal podemos esperar!


NOTA: A imagem utilizada não é da minha autoria.


sábado, 18 de janeiro de 2014

Upgrades e melhorias da Filipa Martins para 2014


Filipa Martins têm-nos proporcionado alguns vídeos pela sua página oficial do facebook, onde mostra novos elementos e melhorias nos mesmos.

Foto: Filipa Martins

Vemos a Filipa a fazer a combinação de uma rodada com um mortal agrupado à retaguarda com uma pirueta na trave.
Conseguiu também acrescentar meia pirueta á sua dupla e meia pirueta, mostrando no segundo vídeo uma tripla pirueta muito bem executada e limpa.
Melhorou noutro passo de tumbling. Faz um duplo mortal á retaguarda com uma pirueta.
Mostrou também melhorias nas barras assimétricas, fazendo um shaposhnikova com meia pirueta, um elemeto de transição da barra pequena para a barra grande.




Publicação de Filipa Martins.


Será que vamos ver a Filipa a executar estes novos elementos em breve? Bem esperamos!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Alexandra Choon retira-se

A ginasta portuguesa, Alexandra Choon, retirou-se no passado mês de Novembro anunciando-o via facebook, onde deixou a seguinte mensagem:

Tomei uma decisão muito difícil mas muito importante. Tenho a certeza que me vai trazer muitas outras excelentes experiências! É com muito Amor que guardo todos estes momentos inesquecíveis. Aprendi muitas coisas, como o trabalho, a dedicação, a persistência, a atitude, a superação, a força de vontade, a garra, a luta, ultrapassar obstáculos, definir prioridades, rentabilizar o tempo, ...., que são instrumentos muito importantes para o meu Futuro. E foi com base no Melhor para o Meu Futuro que tomei esta decisão, estava num cruzamento e arrisquei por um caminho diferente do que sempre fiz até agora, pensando no que me mais me iria ajudar naquilo que eu quero Ser e transmitir ao Mundo!! Guardo numa caixinha muito, mas mesmo muito, especial este capitulo maravilhoso da minha vida para poder lá ir recordar cheia de paixão e orgulho sempre que quiser. Aproveito todas estas lições e ensinamentos que tive oportunidade de presenciar e aplico na minha Vida para a tornar ainda Melhor! Ao longo destes anos senti um crescimento enorme na maneira de ver, pensar e reflectir sobre as coisas.
Queria agradecer a todos os que me acompanharam neste percurso e que dalguma maneira me ajudaram a ser quem EU hoje SOU. OBRIGADA

Alexandra participou nos mundiais de 2013, em Antuérpia, pela terceira e última vez, sendo esta a sua última competição. Mas para trás ficam memórias e rotinas para não esquecermos a ginasta que foi e como representou Portugal com a sua grande elegância.


Alguns dos seus exercicios:



E uma reportagem sobre curiosidades e sonhos da sua vida, assim como mais quatros jovens talentosos.

Esperemos que tenhas grandes sucessos na tua vida e que concretizes todos os teus sonhos! Obrigada nós!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Torneio José António Marques de Ginástica de Trampolins


Torneio José António Marques de Ginástica de Trampolins vai realizar-se no Centro de Alto Rendimento (CAR) em Anadia, no próximo dia 19 de Janeiro. 
Circular do Torneio

Esta vai ser primeira competição de trampolins a ser realizada em Portugal depois do Campeonato do Mundo que ocorreu no ano passado. Grandes nomes vão estar presentes, tais como Diogo Ganchinho, Bruno Nobre, Tiago Lopes, Ana Rente, Sílvia Saiote, Beatriz Martins, André Lico, Emanuel Francisco, Mafalda Prazeres e Denise Pieters, entre muitos outros.

Não perca esta grande competição! 

Para mais informações: Site oficial da Federação de Ginástica de Portugal
Para comprar os bilhetes online: Bilheteira Online

Fonte: Federação de Ginástica de Portugal

NOTA: A imagem utilizada não é da minha autoria.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Campeonato do Mundo de Trampolins 2013


O campeonato do Mundo de trampolins de 2013 decorreu em Sofia, na Bulgária.
Este campeonato contêm as várias e seguintes categorias:
Trampolim Individual Masculino
Trampolim Individual Feminino
Sincronizado Masculina
Sincronizado Feminino
Tumbling Masculino
Tumbling Feminino
Duplo Mini Trampolim Masculino
Duplo Mini Trampolim Feminino
Individual Geral Masculina por Equipas
Individual Geral Feminina por Equipas 
Equipa Masculina Tumbling
Equipa Feminina Tumbling
Equipa Masculina Duplo Mini Trampolim
Equipa Feminina Duplo Mini Trampolim

Delegação portuguesa

Mais uma vez Portugal foi bem representado pelos seus atletas. Com prestações notáveis e sentimentos á flor da pele Portugal saiu destes jogos a sorrir.

O primeiro triunfo português foi o posicionamento na qualificação de Diogo Ganchinho, passando assim á final de Individual de Trampolim, onde mais tarde se posicionou em 5º lugar com uma grande e emotiva prestação.
Diogo Ganchinho visivelmente emocionado


Por equipas, a equipa masculina formada por Diogo Ganchinho, Diogo Abreu, Tiago Lopes e Ricardo Santos, conseguiu apurar-se para a final, ficando em 5º lugar com 78,820 pontos.

Nas qualificações ficaram ainda no caminho a equipa feminina de trampolins, Diogo Abreu, Tiago Lopes(que passou á Semi-final mas não passou) e Ricardo Santos na Individual Masculina de Trampolins, Ana Rente que não passou da Semi-final e Beatriz Martins e Sílvia Saiote no Trampolim individual Feminino.

Mafalda Prazeres qualificou-se para a  final de Duplo Mini Trampolim Feminino, e acabou por ficar em 7º lugar com 65,900 pontos.

Exercício que qualificou Mafalda Prazeres para a final


A equipa feminina de Duplo Mini Trampolim qualificou-se para a final e conseguiu ficar em 4º lugar entre 5 equipas, com 99,300 pontos. A equipa é formada pela Sílvia Soiote, Ana Robalo, Joana Pereira e Mafalda Prazeres. Infelizmente nenhuma das três primeiras se qualificou para finais individuais.

Pelo caminho ficaram também em Tumbling Masculino Frederico Rodrigues, Paulo Cruz, Nuno Silvano e Rúben Soares e também no Feminino Denise Pieters.

Outra glória portuguesa foi marcada por Bruno Nobre, que em Duplo Mini Trampolim, qualificou-se na 1º posição! No entanto, na final baixou para o 3º lugar, mas mesmo assim uma grande prestação do português que conseguiu a única medalha para Portugal.
Bruno Nobre


André Lico, também na mesma categoria, qualificou-se para a final e acabou em 5º lugar. Também neste prova, Tiago Lopes e André Fernandes, não passaram para a final. Mas por equipas qualificaram-se para a final estes 4 atletas, acabando a competição em 5º e último lugar. 


Em Trampolim Sincronizado a dupla Tiago Lopes e Diogo Abreu qualificaram-se para a final, onde acabaram na 5º posição, devido a uma falha que houve no exercício. Infelizmente uma regra que impede mais que 1 dupla da mesma nacionalidade a qualificar-se para a final, Diogo Ganchinho e Ricardo Santos não se qualificaram.

Apesar de ser um desporto tão difícil e cheio de talento por todo o lado, os atletas conseguiram deixar a sua marca e representar Portugal ao mais alto nível.


Todos os resultados encontram-se neste link.

NOTA: As imagens utilizadas não são da minha autoria.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Torneio Internacional de Hamburgo de 2013

Torneio Internacional de Hamburgo é um torneio internacional por equipas que recebe atletas com mais de 12 anos e se localiza em Hamburgo, Alemanha.

A competição consiste nas qualificações, ronda principal, Ronda do Lucky Loser e Finais.

A nossa Seleção Nacional este representada pela equipa júnior formada por Sara Raposeiro, Mariana Pitrez e Catarina Moreira. Por lesão, Leonor Feijó não competiu.
Catarina Moreira, Sara Raposeiro e Mariana Pitrez

A equipa portuguesa acabou na 13º posição entre 25 equipas, com um total de 91,700 pontos. Apesar de terem ficado numa posição baixa não quer dizer que sejam menos boas porque em muitas equipas competiram mais que 3 ginastas, como as 3 portuguesas competiram. 


Infelizmente nenhuma atleta portuguesa se qualificou para a final, mas conseguiram qualificar-se noutra "final"
Na ronda do Luky Loser as portuguesas ficaram bastante bem qualificadas. Veja os resultados aqui. Mariana Pitrez ficou em 6º lugar, a Catarina Moreira em 8ºlugar e a Sara em 12º lugar. Sublinho mais uma vez que nem todas as atletas competem no mesmo número de aparelhos.

Há também muitos vídeos das nossas ginastas a competir, que a organização do torneio disponibilizou
E aqui fica um salto muito sólido da ginasta Mariana Pitrez.


NOTA: A imagem utilizada não é da minha autoria.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Campeonato Europeu de Ginástica Aeróbica 2013


O Campeonato Europeu de Ginástica Aeróbica de 2013 decorreu em Arques, na França.
A participação portuguesa foi composta por cerca de 14 atletas, nas variadas categorias. Portugal foi representado na categoria de Individual Feminino Junior pelas atletas Inês Botelho (18,650 pontos) e Laura Monteiro (17,500 pontos) que alcançaram o 16º e 28º lugar, respetivamente, não se qualificando para a final. Também juniores mas categoria Trios competiram as atletas Cátia Madureira, Beatriz Brandão e Catarina Oliveira que também não se qualificaram para a final com um total de 16,250 pontos na 21º posição.
Inês Botelho

Nos Seniores, Bernardo Graça competiu para a Individual Masculina, posicionando-se em 15º lugar com 17,150 pontos, não chegando á final. Quem também não se qualificou para a final foi o lado feminino, onde competiram Elena Roscas (19,850) e Sara Sardina (18,950) e posicionaram-se nas 15º e 28º posições.

Elena Roscas compete novamente mas com Tiago Faquinha na categoria Par Misto. Posicionaram-se no 12º lugar com 19,150 pontos. Atrás deles ficou o outro par misto que representou Portugal nestes Europeus, Bruna Coelho e novamente Bernardo Graça que com 17,200 pontos ficaram no 16º lugar. Ambos não conseguiram chegar á final.
Par misto Elena Roscas e Tiago Faquinha

Quem acabou a participação portuguesa neste campeonato foram os Trios Seniores. O melhor trio português qualificado é formado pela Chloe Richard e a competirem novamente Elena Roscas e Sara Sardinha, que se posicionaram no 10º lugar com 18,872 pontos. Logo atrás ficaram Ana Janeiro, Sara Silva e Luana Minucci com 18,727 pontos.
Trio Feminino Ana Janeiro, Sara Silva e Luana Minucci

Infelizmente nenhum atleta, par ou trio se qualificou para a final, mas mesmo assim foi uma grande prestação de todos os atletas a defender a bandeira do nosso país!

Os resultados encontram-se no seguintes links:

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática - EUROACRO 2013


O campeonato da Europa de ginástica acrobática de 2013 decorreu em Odivelas, em Portugal. Felizmente para nós, pudemos ver alguns dos melhores ginastas do mundo, incluindo o par português Gonçalo Roque e Leonor Oliveira, ao vivo, assim como muitos outros atletas a representar o nosso país.
Em 5 categorias: Par misto, Par feminino, Par masculino, Trio feminino e quarteto masculino cerca de 1000 participantes, incluindo 18 atletas portugueses, competiram neste campeonato.
O Gonçalo e a Leonor estiveram muito bem como esperado. Apesar de alguns erros nas qualificações conseguiram obter o 3º lugar na Final All-around, sendo superados pelos maiores adversários, o par britânico e o par russo.

Quem também ganhou uma medalha de bronze e que se saíram muito bem foi o trio feminino português formado pela Bárbara Sequeira, Leonor Piqueiro e Daniela Leal e o par misto júnior Inês Germano e João Martins.

Mas foi nas finais que mais sucesso houve para Portugal nesta competição.

Gonçalo e Leonor foram consagrados campeões da Europa no exercício de equilíbrio! Com uma pontuação de 30,235, ultrapassaram o par russo por 0,020 pontos. Na entrega das medalhas aconteceu um momento inesquecível, ao acabar a pequena parte do hino nacional que se houve todo o multiusos cantou o resto do hino mostrando o sue grande apoio ao par misto. Que momento!

E conseguiram completar a coleção de medalhas, conseguindo uma medalha de prata no exercício dinâmico com 29,905, atrás dos britânicos Christopher Rogers e Eleanor Franks.
O trio  feminino também teve uma grande prestação, ganhando mais duas medalhas, uma de bronze em dinâmico e outra prata, em equilíbrio, sendo apenas ultrapassadas pelas russas, um poderoso trio que tem dominado as competições dos trios femininos.

Portugal conseguiu também medalhar com o par masculino júnior na final de dinâmico, onde receberam uma medalha de bronze com 27,450 pontos.

Resumindo, foi um campeonato da Europa com grande sucesso para Portugal. Não foram apenas os atletas mencionados que brilharam, pois todos brilharam, inclusive os trios femininos juniores formado pela Sofia Rolão, Beatriz Cruz e Sofia Serra e outro pela Íris Mendes, Jéssica Correia e Marta Carneiro; e o trio feminino sênior formado pela Rita Martins, Catarina Magalhães e Mariana Ribeiro; e todos os atletas pertencentes aos grupos por idades! As expetativas postas neste europeu foram alcançadas com grandes resultados!


Todos os resultados encontram-se neste link.

NOTA: As imagens utilizadas não são da minha autoria.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Campeonato do Mundo 2013: Final dos aparelhos (GAF)


E por fim as finais dos aparelhos!

Salto:

Sem grandes especulações, a vencedora desta final foi Mckayla Maroney, a atual campeã mundial neste aparelho volta a ganhar. Com dois saltos bastantes difíceis e com uma boa execução, Mckayla ganha com um total de 15,724 pontos.

Simone Biles ficou atrás, mas por pouco, onde pontuou 15,595. Com menos dificuldade mas também com uma grande prestação. Simone está a aproximar-se cada vez mais dos grandes saltos da Mckayla. Será que vamos vê-la a roubar um ouro à compatriota

E em terceiro ficou Hong Un Jong, a atleta com mais dificuldade nesta final, mas que nem sempre executa os saltos da melhor maneira. Acabou com uma média de salto de 15,483 e uma medalha de bronze.
Barras:

Este ano houve uma grande competição nas barras e muitas poderiam pensar numa medalha de ouro ao pescoço.

Huang Huidan foi uma surpreendente vencedora, apesar de ser muito bem capaz de ganhar nem todos diziam que fosse ela a vencedora. Mas foi ela a grande vencedora e conseguiu fazê-lo ao pontuar 15,400.

A competição ficou renhida mas Kyla Ross conseguiu ganhar a medalha de prata com a sua bela execução e acabou com 15,266.

Aliya Mustafina foi quem acabou em terceiro lugar. A atual campeã olímpica fechou o pódio com uma pontuação de 15,033.

Trave:

Surpreendentemente a vencedora desta final foi a Aliya Mustafina, que é curiosamente o seu pior aparelho. Em 2010, nos campeonatos do mundo, Aliya conseguiu medalhar em todos os aparelhos excepto na trave, e este ano conseguiu alcançar a medalha de ouro. Conseguiu atingir o melhor resultados desta final, 14,900 e a sua melhor neste mundial.

Kyla Ross medalhou novamente, e com 14,833, ficou com a medalha de prata. Grande execução e elegância como vemos sempre!

E em terceiro ficou a Simone Biles, com 14,333 que mesmo num dos seus piores aparelhos consegue medalhar!
Solo:

A última final feminina foi o solo, e a última medalha de ouro foi para a Simone Biles que ganhou 4 medalhas em 5 finais. Que grande prestação neste mundial!

Vanessa Ferrari vê finalmente uma medalha ao seu pescoço, depois de em Londres e outras competições ter ficado em 4º lugar. Com uma pontuação de 14,633 ganhou a medalha de prata.

E a última medalhista foi Larissa Iordache, que apesar de não ter tido um campeonato do mundo como esperava ainda conseguiu a medalha de bronze nesta final.

Foi um campeonato do mundo muito interessante e cheio de caras conhecidas! Esperemos agora que o próximo seja tão bom como este!

Os resultados encontram-se no seguinte link:


NOTA: As imagens utilizadas não são da minha autoria.


Campeonato do mundo de 2013: Final do All-around (GAF)


Tal como as qualificações, a final do all-around decorreu como esperado, mas durante toda a competição as principais favoritas á vitória mantiveram-se sempre próximas apesar de alguns erros deixarem algumas para trás.

Novamente, a Simone Biles esteve muito, desde o princípio ao fim. Começou no salto, um dos seus melhores aparelhos, onde obteve uma grande nota - 15,850 - e mesmo nos seus menos bons aparelhos conseguiu provar que estava a competir para ganhar pontuando 14,700 e 14,433 nas barras e trave, respetivamente. Acabou a competição no solo com um grande exercício e um grande sorriso, como sempre faz pontuando 15,233. Com uma enorme dificuldade em todos os aparelhos e mantendo a consistência, Simone conseguiu ganhar perante grandes concorrência.
Atrás ficou Kyla Ross, que prefere manter a elegância e executar elementos menos arriscados e difíceis. No fim de três rotações era ela que estava em 1º lugar, mas seguindo para o solo, a dificuldade da compatriota acabou por ganhar á boa execução de Kyla. Com pontuações de 15,366; 15,100; 14,533 e 14,333 no salto, barras, trave e solo, Kyla acabou com uma grande prestação e um medalha de prata no pescoço.
E quem finalizou o pódio foi Aliya Mustafina, a Campeã mundial de 2010, que esteve nesta final muito melhor do que esteve nas qualificações. No salto obteve um 14,891 com um DTY, nas barras apresentou a sua maior dificuldade e pontuou 15,233. Na trave teve uma nota mais baixinha (e que muitas pessoas questionaram) conseguindo um total de 14,166 e acabou no solo com 14,566, tendo então uma boa prestação.
Atrás ficaram ginastas como Larissa Iordache, Yao Jinnan e Shang Chunsong que caíram na trave e que não puderam então lutar pelo ouro. Mas quem esteve também muito bem foi a italiana Vanessa Ferrari que também já foi campeã do mundo em 2006 e que passado 7 anos continua numa grande forma.

E quem ganhou o prémio Longines de elegância deste ano foram Kyla Ross e o japonês Kohei Uchimura!

Os resultados encontram-se no seguinte link:
Final do all-around

NOTA: As imagens utilizadas não são da minha autoria.

Campeonato do Mundo de 2013: Qualificações (GAF)

Como foi dito anteriormente, os campeonatos do mundo de ginástica artística deste ano decorreram na Bélgica. Entre muitos países, destacam-se sempre os "Big 4", ou seja, os maiores países da atualidade na ginástica, os Estados Unidos, a Rússia, a Romênia e a China. Nesta competição não foi excepção.

As americanas mais uma vez conseguiram mostrar como liderar e dominar o mundo da ginástica. A equipa foi formada pela Kyla Ross, Mckayla Maroney, pertencentes á equipa que ganhou o ouro em Londres, Simone Biles e Brenna Dowell. Infelizmente, a última não competiu, sendo posta de lado para Mckayla poder competir no all-around.

Simone Biles dominou as qualificações! Qualificou-se em 1º lugar na final do all-around e em todas as finais dos aparelhos. Teve uma grande desempenho neste primeiro mundial.
Kyla Ross foi a segunda estrela das qualificações, ficando atrás dela para a final do all-around e qualificando-se para a final da trave, barras e solo.
Também dos EUA, Mckayla Maroney, qualificou-se em 6º lugar no all-around e em 7º no solo mas como dita a regra, só dois participantes do mesmo país passam á final, não pôde competir. Apenas o fez na final do salto, onde se qualificou em 1ºlugar.
Aliya Mustafina, a estrela da Rússia, que tem estado imparável este ano, não começou este mundial como desejava. Desequilibrou-se várias vezes na trave, caiu no solo e num dos seus saltos. Ficou em 5º lugar no AA e nas barras e 8º na trave.
Larissa Iordache teve umas qualificações quase boas. Qualificou-se em 4º lugar no AA devido ao exercício das barras que não correu muito bem, 1º na trave e 3º no solo.
Yao Jinnan e Shang Chunsong mantiveram-se consistentes e qualificaram-se em 3º e 6º no AA, respetivamente. Yao ficou também posicionada nas qualificações em 1º lugar nas barras e Shang em 2º na trave.
Entre o resto das participantes, Victoria Moors falhou a final do solo depois de cair no novo e inédito elemento de dificuldade I. Anna Rodionova passou para a final do AA em 15º luagr e impressionou o público com a elegância na trave posicionando-se em 4º e passando á final. Jessica Lopez também este bem em competição, qualificando-se em 11º lugar no AA, mas infelizmente não participou na final devido a lesão.

Os resultados encontram-se nos seguintes links:

Qualificações do All-around 
Qualificações dos Aparelhos
Resultados Individuais

NOTA: As imagens utilizadas não são da minha autoria.