sábado, 16 de novembro de 2013

A princesa das barras, He Kexin retira-se

No passado mês de Setmebro, a grande ginasta chinesa He Kexin competiu pela última vez.  Depois dos Jogos Olímpicos de 2012 anunciou que se iria retirar brevemente, depois dos Jogos Nacionais Chineses.

Aos 21 anos, a jovem retira-se do desporto a que tanto ofereceu com uma carreira com grandes conquistas, que a levou a ser uma das melhores ginastas chinesas mais bem-sucedidas e especialista em barras da atualidade.


Um olhar na sua carreira:

He Kexin treinava na Schichahai Sports School antes de entrar para a Equipa Nacional Chinesa em 2007 depois de verem o grande talento que tinha.

Em 2008, nas suas primeiras aparições internacionais em taças do mundo, Kexin conseguiu ficar em 1º nas barras assimétricas em todas as competições.

Nos Jogos Olímpicos de 2008 e na sua terra-natal em Pequim, conseguiu entrar na equipa e com essa mesma equipa conseguiu ganhar a medalha de ouro, frente ás americanas e romenas.


Mas para Kexin não ficou por aqui. Na final do exercício de barras, kexin empatou no primeiro lugar com a americana, Nastia Liukin, tendo ambas a mesma pontuação de 16,725. Usaram uma regra de desempate onde He Kexin ganhou e o sucedeu a sua segunda medalha de ouro.
Em 2009 manteve o seu título Olímpico nas barras, com 16,000 pontos, nos Campeonatos do Mundo.

Os anos seguinte, em 2010 e 2011, não correram assim tão bem como planeado. No Mundial de 2010, Kexin caiu na final de barras, não conseguindo manter o seu título dos passados anos. E ainda nos Mundiais de 2011 não conseguiu qualificar-se para a final, tendo uma pontuação de 12,733 na qualificação. Mas tanto em 2010 como em 2009 ganhou a medalha de bronze na final de equipas.


Nos Jogos Olímpicos de 2012, Kexin entrou na equipa chinesa, mas apenas pelas suas barras, que apesar dos tempos maus que passou nos anos anteriores ainda eram uma das melhores da atualidade.
He Kexin ganhou a sua terceira medalha olímpica, na final de barras. A ginasta ficou em segundo lugar, com uma grande pontuação de 15,933, atrás da russa Aliya Mustafina e á frente da inglesa Elizabeth Tweddle.


Depois dos Jogos Olímpicos, He Kexin fez uma entrevista onde fala das dificuldades que teve até chegar á forma física precisa para competir nos últimos Jogos Olímpicos, do seu presente e do seu futuro. O site The Couch Gymnast traduziu a entrevista.

He disse que depois dos Jogos Olimpicos de Pequim era-lhe fácil fazer os exercícios mais difíceis e quando competia tinha grandes possibilidades de ganhar, mas quando os anos começaram a passar e estava a treinar para os Jogos Olímpicos de Londres apercebeu-se que lhe custava cada vez mais fazer aqueles exercícios tão complexos.

Ela disse também que iria começar a treinar outra vez para se preparar para as competições nacionais que iriam decorrer no ano seguinte e que se iria retirar após os Jogos Nacionais Chineses de 2013. Depois disto vai para a Universidade, em Pequim, mas vai ficar ligada á ginástica.

Nos Jogos Nacionais Chineses, Kexin fez a sua última aparência enquanto ginasta. Num exercício igualmente difícil como nos passados anos, Kexin mostrou estar numa boa forma física, mas ainda assim caiu num elemento fácil. Apesar deste percalço, ela riu-se da sua falha e continuou o seu exercício acabando com um grande saída e um grande sorriso. Depois do exercício despediu-se das barras com um beijo e saiu com lágrimas no rosto. 


E agora chegou a hora de dizer adeus a uma grande ginasta que ficou conhecida pelas suas conexões e grandes dificuldades dos seus exercícios. Obrigado por teres elevado o nível das barras entre todas as ginastas e fazeres parecer um exercício tão difícil em algo tão simples e bonito de se ver.
Obrigado por tudo, princesa das barras, que tenhas muito sucesso para a próxima fase da tua vida.



E ficamos então com o último exercício da sua carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário