sábado, 20 de julho de 2013

Universíadas de Verão de 2013 - Finais


A final de aparelhos foi surpreendente e impressionante assim como o resto da competição. Houve algumas surpresas, em que as atletas falharam, e outras surpresas agradáveis, em que fizeram uma bom exercício e isso lhes garantiu uma medalha. 

Salto:

Assim como os resultados das qualificações deram a entender, as russas Maria Paseka e Ksenia Afanasyeva dominaram este aparelho. A apresentarem os mesmos saltos, um Amanar como primeiro salto e um Podkpoayeva empranchado, executaram as duas dois saltos muito bons, mas Afanaseva conseguiu superar Paseka, ficando em 1º lugar e esta ultima em 3º.







Também em 1º lugar ficou Hong Un-Jong da Coreia do Norte, campeã olímpica de 2008 de saltos de cavalo. Jong executou um Amanar e um Cheng, os saltos mais difíceis da competição. E isto deu-lhe um total de 15,125, empantando com Afanasyeva.



Resultados finais:


Barras Assimétricas:

Como esperado, Aliya Mustafina foi a vencedora das barras assimétricas. A atual campeã olímpica, que tem uma grande consistência neste aparelho, fez o seu trabalho e conquistou a medalha de ouro, com um total de 15,200.




Atrás dela ficou também uma russa, Tatiana Nabieva, que depois de voltar de uma lesão, provou que está novamente numa boa forma física, apesar de ainda não estar tão bem como já esteve.



Em terceiro lugar ficou Lisa Hill, da Alemanha, que tem mostrado muito bons exercícios este ano. Conseguiu uma pontuação de 14,500, garantindo a medalha de bronze.



Resultados finais:
Trave:

Zhang  Yelinzi, conseguiu o ouro depois de um grande exercício, com grande dificuldade. Conseguiu ficar em 1º lugar com 15,150 pontos.



Na segunda posição ficou Aliya Mustafina, que conseguiu realizar um exercício bom, apesar de alguns desequilíbrios e uma perda de uma das suas conexões.



Em 3º lugar ficou Elsabeth Black. A canadiense teve grandes desequilíbrios mas conseguiu mesmo assim ficar na trave.



Resultados finais:
Solo:

A grande favorita á vitória não desiludiu os seus fãs. Ksenia Afanasyeva conseguiu liderar este aparelho durante toda a competição. Apesar de ter saído da linha de limite duas vezes, teve outras duas chegadas muito boas.



Elsa Garcia, do México, mostrou estar em grande forma. Começou com um grande duplo empranchado, mas no final do exercício saiu da linha de limite no seu duplo encarpado.



Elsabeth Black conseguiu também a medalha de prata, com um exercício muito sólido, empatando assim com Elsa Garcia.



Resultados finais:

Nas Universíadas deste ano, estiveram presentes grandes ginastas, incluindo também os portugueses que estiveram muito bem durante toda a competição. Agora temos que esperar até Gwangju 2015!


Para ver as competições:





Universíadas de Verão de 2013 - Final de All-Around

A competição do all-around foi tão emocionante como esperado. A competição foi centrada entre as favoritas, Aliya Mustafina, Ksenia Afanaseva, Elsabeth Black, Elsa Garcia, Yu Minobe e Kim Bui. Apesar de ter tido uma queda na trave, Aliya Mustafina conseguiu garantir o 1º lugar. Atrás de si ficou a compatriota Ksenia Afanaseva que teve também alguns problemas na trave e um fraco exercício nas barras, o seu pior aparelho. A luta pelo terceiro lugar decidiu-se apenas na última rotação, no solo. Com quedas de Elsa Garcia e Ellie Black, Kim Bui surpreendeu e conquistou o bronze.



Resultados finais:



Quem também participou nesta final foi Rita Oliveira que ficou como 1º reserva e pôde competir na final, ficando no 21º lugar.



A FADU Portugal entrevistou a Rita, onde ela se mostrou muito contente pelo seu desempenho nestas Universíadas. 

A participação portuguesa na final do all-around não se ficou por aqui. Gustavo Simões teve também uma grande prestação onde ficou em 15º na classificação final.



Para ver a competição das mulheres, clica aqui.
O salto da portuguesa Rita Oliveira foi transmitido aos 31m15s.
Para ver a competição dos homens, clica aqui.
O exercício das paralelas do Gustavo Simões aos 29m35s

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Universíadas de Verão de 2013 - Qualificações e Final de Equipas


As Universíadas de Verão de 2013 decorrem este ano em Kazan, na Rússia. Temos como representantes de Portugal Alexandra Choon, Rita Oliveira, Gustavo Simões, Luís Araújo, Simão Almeida, Tiago Bessa e Francisco Fragoso.




Rita Oliveira ficou como 1º reserva para a final de all-around e Alexandra Choon como 4º reserva. Gustavo Simões qualificou-se em 17º e vai competir na final de all-around. E ainda a equipa portuguesa masculina ficou em 14º lugar na final por equipas.




As russas dominaram tanto a final por equipas como as qualificações para a final dos aparelhos. Como equipa ganharam por mais de 10,000 pontos de diferença sobre os outros países. Em segundo lugar ficou o Japão e em terceiro a Alemanha.




No all-around, Aliya Mustafina, atual campeã europeia, qualificou-se em 1º lugar, seguida pela sua colega Ksenia Afanaseva que ainda com uma queda nas barras assimétricas conseguiu classificar-se em 2º lugar. Elsa Garcia, Elsabeth Black, Yu Minobe, Kim Bui e outras atletas estiveram também muito bem e qualificaram-se para a final nos primeiros lugares.




Mais uma vez, para as finais dos aparelhos, as russas lideraram as qualificações:


Salto:



Barras assimétricas:





Trave:




Solo:





Se quiseres ver as Qualificações e Final de Equipas, podes ver aqui.



terça-feira, 9 de julho de 2013

Gustavo Simões ganha medalha de bronze na Taça do Mundo de Anadia

Gustavo Simões ganhou a medalha de bronze na Taça do Mundo de Ginástica Artística de Anadia 2013. O atleta português qualificou-se em 6º lugar com 14,150 pontos mas conseguiu superar-se e ficou em terceiro lugar empatado com Eduard Shaulov do Uzbequistão, conseguindo uma nota final de 14,600 pontos.
O ouro foi para o colombiano Jhony Perez, que ultrapassou Max Withlock, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres.




Resultados finais:

1 - Jhony Perez - 15,200 (6.4)

2 - Max Withlock - 15.100 (7.1)

3 - Gustavo Simões - 14.600 (6.2)

3 - Eduard Shaulov - 14.600 (5.6)

5 - Matvei Petrov - 14,175 (6.2)

6 - Zoltan Kallai - 14,075 (6.5)

7 - Waldemar Eichorn - 13,825 (6.2)

8 - Bo Wang -  13,775 (6.8)

Fonte: http://liveresults.sytes.net/anadiachallengecup/mag




Taça do Mundo de Ginástica Artística de Anadia - Parte III – Experiência Pessoal


Eu fui selecionada como voluntária para esta taça do mundo e foi uma das grandes experiências da minha vida! Estive pela primeira vez em contacto com ginastas tanto internacionais como nacionais e também com os aparelhos, o que me deixou muito feliz porque nunca tinha acontecido. Também nunca tinha assistido a uma competição de ginástica ao vivo e achei muito diferente daquilo que se vê na televisão ou na internet, ouvir o (enorme) som do impacto dos seus passos e ver pessoalmente as emoções que eles exprimem consoante lhe corre bem ou mal os seus exercícios. Interagir com os atletas, falar com eles, vê-los a competir foi excecional.

Fiquei uma semana lá, em Anadia, onde fui muito bem recebida e instalada. Como voluntária tive também a oportunidade de assistir às competição, mas antes de começar ouve muito trabalho para fazer. Entretanto, os atletas foram treinando todos os dias, por isso fiquei muito feliz por poder vê-los a todos.



Também aproveitei para pedir uns autógrafos e tirar fotografias com os atletas. E os atletas foram muito simpáticos e aceitaram logo de imediato! Pude estar com alguns dos melhores ginastas da atualidade e alguns dos meus favoritos. Como eu sigo mais a ginástica internacional fiquei muito feliz por ver tantos e tão bons atletas numa taça do mundo em Portugal. 


Fiquei surpreendida e feliz pelos atletas portugueses! A Ana Filipa Martins teve uma ótima prestação na trave e o Gustavo Simões ganhou a medalha de bronze no cavalo com arções!




Não podia pedir mais do que vivi naquela semana. Tive a oportunidade de conviver com pessoas ligadas á ginástica e com bons colegas voluntários. Aprendi muitas mais coisas sobre ginástica! Foi uma grande experiência que nunca esquecerei!


Vê também:


sábado, 6 de julho de 2013

Taça do Mundo de Ginástica Artística de Anadia - Parte II - Finais

As finais dos aparelhos foram muito interessantes. Houve uma grande competição para os primeiros lugares, mas também houve ginastas que não competiram como queriam e ficaram nos últimos lugares.

Salto:

No salto Jade Barbosa ficou em primeiro, apresentando dois saltos consistentes, apesar dos passos á chegada. 





Ficando em segundo Oksana Chusovitina e sendo também uma das favoritas para ganhar, apresentou dois saltos bons. 





Em terceiro lugar ficou a brasileira Adrien Gomes, apresentando dois saltos com menos dificuldade, mas bem executados.







Resultados finais:

1 - Jade Barbosa 14,825 (5.8; 5.6)
2 - Oksana Chusovitina - 14,512 (5.8; 5.5)
3 - Adrian Gomes - 14,112 (5.3; 5.0)
4 - Kim Bui - 14.100 (5.0; 5.4)
5 - Janine Berger - 14.025 (5.2; 5.4)
6 - Briannah Tsang - 13.925 (5.3; 5.2)
7 - Makarena Adasme - 13.925 (5.2; 5.4)
8 - Alla Sosnitskaia - 13.775 (5.8; 5.6)



Barras assimétricas:

Nas barras assimétricas, ganhou a russa Anastasia Grishina, apesar de ter tido um mau dia de qualificações fez um exercicio muito bom.





Atrás dela ficou Lisa Hill, da Alemanha, que também fez um exercício bom, mostrando ter consistência, já que se qualificou para esta final em segundo lugar.





E ainda com uma queda, Shang Chungsong acabou em terceiro lugar. Apesar da queda teve um exercício sólido e com um grande valor de dificuldade garantindo assim um lugar no pódio.






Resultados finais:

1 - Anastasia Grishina - 14.750 (6.4)
2 - Lisa Hill - 14.425 (6.1)
3 - Shang Chunsong - 14.175 (6.7)
4 - Noemi Makra - 13.950 (5.4)
5 - Jessica Lopez - 13.325 (6.0)
6 - Kim Bui - 13.125 (5.8)
7 - Laura Waem - 13.100 (5.2)
8 - Anna Rodionova - 12.700 (5.7)
Fonte: http://goo.gl/lSNMY





Trave:

Na trave, Larissa Iordache foi a vencedora. Apesar de ter tido alguns desequilíbrios, a sua série tinha um grande valor de dificuldade, de 6.9 levando-a á vitória. 




Shang Chunsong brilhou mais uma vez e garantiu o segundo lugar com uma série com muita dificuldade e muito bem executada. 






Em terceiro lugar ficou a romena Diana Bulimar apresentando um série sem erros visíveis e muito sólida. 





Tivemos ainda a participação especial da portuguesa Ana Filipa Martins, que apesar de não se ter qualificado pôde participar nesta final, onde competiu muito bem e mostrou novamente que está a evoluir cada vez mais.







Resultados Finais:

1 - Larisa Iordache - 15.650 (6.9)
2 - Shang Chunsong - 15.150 (6.5)
3 - Diana Bulimar - 14.650 (5.9)
4 - Jade Barbosa - 14.025 (5.7)
5 - Kim Bui - 13.850 (5.6)
6 - Ana Filipa Martins - 13.400 (5.3)
7 - Julie Crocket - 13.025 (5.7)
8 - Ekaterina Baturina - 12.350 (4.9)
Fonte: http://goo.gl/lSNMY




Solo:

No solo as compatriotas Larissa Iordache e Diana Bulimar empataram no primeiro lugar com grandes exercícios. 








A chinesa Shang Chungsong ficou em terceiro lugar, apresentando um primeiro passo de grande dificuldade e uma coreografia muito original.







Resultados finais:

1 - Larisa Iordache - 14.650 (6.1)
1 - Diana Bulimar - 14.650 (5.9)
3 - Shang Chunsong - 14.125 (6.1)
4 - Kim Bui - 13.850 (5.5)
5 - Julie Crocket - 13.800 (5.5)
6 - Stefanie Merkle - 13.750 (5.4)
7 - Briannah Tsang - 13.650 (5.6)
8 - Jade Barbosa - 13.600 (5.4)

Vê também:

Taça do Mundo de Ginástica Artística de Anadia - Parte I - Qualificações

A Taça do Mundo de Ginástica Artística em Anadia (Artistic Gymnastics FIG Challenge Cup Anadia 2013) que ocorreu á pouco cá em Portugal, teve como participantes muitos nomes conhecidos, tais como Anastasia Grishina, Larissa Iordache, Diana Bulimar, Hannah Whelan, Rebecca Tunney, Oksana Chusovitina, Artur Zanetti, Diego Hypólito, Samuel Mikulak, Tomás González, e muitos outros.

No dia das qualificações houve algumas surpresas. A Anastasia Grishina, uma das potenciais vencedoras teve um mau dia, onde caiu nas barras e na trave mas também cometeu alguns erros no solo, qualificando-se assim apenas para a final nas barras assimétricas.

Por outro lado tivemos a Jade Barbosa que se qualificou para três finais, no salto, a sua especialidade, na trave e no solo. A Larissa Iordache e a Diana Bulimar qualificaram-se ambas para as finais de trave e solo. A Oksana Chusovitina e a Jessica Lopez qualificaram-se em primeiro no salto e nas barras, respetivamente. Kim Bui, atleta olímpica da Alemanha, também esteve muito bem nas qualificações, qualificando-se para todas as finais. Julie Crocket, da Bélgica, regressou em forma, depois de uma lesão que lhe custou a participação nos Jogos Olímpicos de 2012. Qualificou-se para 2 finais, de solo e trave.

Vê também: